Chapa de Impressão

Gostou? compartilhe!

Praticamente todas as gráficas na atulidade trabalham com o sistema offset de impressão, que tem dominado o mercado. O offset é considerado o modelo de impressão mais eficiente, devido à sua rapidez para médias e grandes tiragens, além de imprimir em todos os tipos e gramaturas de papéis – e, até mesmo, alguns plásticos flexíveis, como o poliestireno, tudo isso com a utilização da chapa de impressão para gráfica

A chapa de impressão, como o nome já sugere, é a matriz de toda e qualquer impressão, produzida em uma superfície que, geralmente, é metálica. A grande maioria dos processos gráficos necessita de uma chapa de impressão para guiar o trabalho, desde o preparo até a gravação em um produto.

Como funciona a chapa de impressão?

Em toda impressão é necessário o uso de tintas, podendo essas terem base feita com álcool ou água. O primeiro passo de uma impressão, portanto, é a fixação da chapa matriz na máquina, que completará o processo com rolos em alta rotação. Dentre as chapas de impressão mais utilizadas encontram-se as feitas com os seguintes materiais: alumínio; PVC; acrílico; poliestireno; policarbonato. Na produção da chapa de impressão offset, primeiramente ela é tratada para tornar-se fotossensível. Logo em seguida, a chapa é exposta à luz de diferentes formas e, nesse processo, podem ser obtidas chapas como as seguintes:

  • CTF – Computer tofilm: a chapa, por meio de um fotolito é submetida à luz e suas partes tornam-se hidrófilas, o que permite o não acúmulo de tinta;
  • CTP – computer top late: a chapa é gravada com laser via computador;
  • CTPRESS – a chapa é gravada diretamente na impressora e não precisa de água para imprimir.

Supergraf — tudo para a indústria gráfica

A Supergraf está em São Paulo desde os anos 80. Inicialmente era feita somente a venda de tintas gráficas, mas, com o passar dos anos, a empresa cresceu e avançou em busca de novos e mais modernos produtos para serem comercializados. Sendo assim, hoje a Supergraf já tem capacidade de atender clientes em diversos estados, sempre oferecendo materiais de qualidade para a indústria gráfica, como blanquetas, chapas, colas e produtos químicos em geral.